O airbag é uma das invenções mais importantes em matéria de segurança rodoviária. A sua função é fundamental , por isso, é obrigatória em todos os veículos novos desde 2006. É um elemento de segurança passiva, pois a sua função não é evitar um acidente, como acontece com os sistemas de segurança ativa. A sua função principal é reduzir as possíveis consequências para os passageiros em caso de acidente de trânsito. Algo que deve ficar bem claro é que o airbag não pode funcionar de forma eficaz se não funciona em conjunto com o cinto de segurança.
O cinto de segurança e o airbag devem ser sempre utilizados em conjunto. É muito perigoso utilizar apenas o airbag. A razão? Em caso de travagem ou acidente, os passageiros do veículo são lançados e o airbag pode provocar ferimentos graves e queimaduras. O cinto retém e impede que seja projetado para fora e atinja o airbag. Os dois devem ser utilizados de forma complementar.
Em que consiste? O sistema do airbag insufla-se rapidamente quando deteta uma colisão ou um acidente, para proteger o passageiro e absorver a energia. Portanto, a velocidade com que o airbag é acionado é crucial: A velocidade a que o airbag é acionado for superior a 250 km/h. Depois do impacto, o airbag frontal insufla-se em 30 milissegundos.
Depois de explicada a importância do airbag, é preciso compreender os diferentes airbags que podem ser instalados num veículo:
- Os airbags frontais: Há um para cada passageiro da frente, ou seja, há um airbag no volante para proteger o condutor e outro no painel para proteger o passageiro. O seu objetivo é proteger o tórax e a cabeça em caso de colisão frontal. Como explicado, é obrigatório que os veículos estejam equipados com dois airbags frontais.
- Os airbags laterais: Normalmente, estão na parte lateral dos bancos e a sua função é proteger o tórax e a cabeça em impactos laterais. É obrigatório que os veículos tenham dois laterais para a cabeça e dois para o tórax, embora possa haver apenas um para cabeça e tórax.
- Os airbags de cortina: estão normalmente localizados por cima dos vidros, nos lados do tejadilho e protegem a cabeça, especialmente em caso de capotamento. Muito importante em caso de capotamento.
- Os airbags de joelho: são acionados sob o painel e protegem principalmente o condutor, embora alguns fabricantes os estão a incluir para proteger também os outros passageiros.
Também estão disponíveis os airbags para cintos de segurança (integrados diretamente no cinto de segurança) e os airbags centrais (insuflados entre o condutor e o passageiro da frente em caso de colisão lateral). A sua função principal é reduzir o grau em que os ocupantes são empurrados para o outro lado do automóvel e, em alguns casos, proteger contra lesões entre os ocupantes, como o contacto com a cabeça.
Neste sector também estão os airbags traseiros, que são acionados atrás dos apoios de cabeça dos bancos traseiros. Destina-se principalmente a colisões traseiras fortes. E os airbags para peões, já desenvolvidos por algumas marcas de veículos. Estes, são ativados, nomeadamente, em caso de colisão com um peão ou um ciclista. O airbag surge da parte inferior do capot para proteger os utentes vulneráveis.
Embora 6 airbags sejam atualmente a norma nos veículos novos, é possível encontrar no mercado automóveis com até 12 airbags. Em geral, esta protecção suplementar é normalmente oferecida como um extra.
É preciso ter em conta que toda a proteção é uma mais-valia para garantir a segurança e, por isso, é fundamental verificar os sistemas de airbag ao mais pequeno sinal de deterioração ou de avaria (luz de aviso no painel) e, evidentemente, devem ser substituídos se tiverem sido usados num acidente de trânsito ou simplesmente acionados.
Fonte: Circulaseguro.pt